O Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX - PROEX/UFPA) apoia anualmente, através da concessão de bolsas, iniciativas acadêmicas que associem ensino, pesquisa e extensão no sentido de aperfeiçoar a formação dos estudantes de graduação e proporcionar uma ampla vivência entre a universidade e a comunidade.
Com o intuito de gerar uma vivência acadêmica mais ampla, prática e consistente aos estudantes dos cursos de Ciências Biológicas e de Biomedicina da Universidade Federal do Pará, o Laboratório de Microbiologia Ambiental, coordenado pela professora Karla Ribeiro, juntamente com outros professores vinculados ao projeto, planejaram atividades educativas em 2017 no projeto “Praticando a Microbiologia em Escolas da Rede Pública da Região Metropolitana de Belém-Pará” aprovado no Edital PIBEX/2017, com finalidade de socializar o conhecimento teórico-prático apreendido no curso de graduação referente ao conteúdo de Microbiologia para estudantes do ensino médio, através de ações educativas onde o instrumento pedagógico principal seriam palestras, atividades práticas e lúdicas (através de jogos em grupo) para que dessa maneira os assuntos se fizessem mais claros e atrativos aos alunos. No alcance do objetivo dos projeto foram selecionadas três escolas de para serem parceiras do projeto: Escola Bosque, de Outeiro e de Belém foram as escolas Paulino de Brito e Lauro Sodré.
Foram realizadas 4 ações pelo projeto: duas delas nas dependências da UFPA e as demais nas próprias escolas Lauro Sodré e Paulino de Brito.
Na primeira ação, a Escola Bosque deslocou-se até a Universidade Federal onde foram realizadas palestras de bacteriologia e virologia, onde foram realizadas algumas práticas laboratoriais com os alunos e no fim a aplicação do Jogo do Eschericão, uma roleta em estilo quis, de perguntas e respostas. O jogo se mostrou bastante interativo e instigou os alunos a usarem seus conhecimentos diários aprendidos na escola e da sua vivência.
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Primeira ação do projeto |
Previamente, semanas antes de todas as atividades bolsista e voluntários, se reuniam juntamente com a coordenadora do projeto para planejar e organizar e elaborar as atividades. Eram organizados os temas das palestras, os jogos, a dinâmica de sala, as práticas laboratoriais e as demais atividades a serem realizadas no dia da ação pedagógica.
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Reunião do grupo do projeto |
Em sua segunda e terceira ações, o projeto foi à visita das escolas Paulino de Brito, localizada na avenida Almirante Barroso, e Lauro Sodré, localizada próximo a avenida Duque de Caxias em Belém. Na primeira, foram realizadas duas palestras ministradas uma aos pais dos alunos, explicando sobre a importância das IST’s(Antigamente conhecidas como DST’s, ou infecções sexualmente transmissíveis), e a outra palestra ministrada aos alunos explicando sobre a importância dos micro-organismos na vida e ciclo dos organismos no dia a dia. Ao final da atividade, foi aplicado o Jogo do Eschericão para que desta maneira o que foi falado durante a palestra, fosse fixado de forma mais lúdica e atrativa aos alunos.
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Reunião com o grupo de apoio ao PIBEx e a professora convidada do Colégio Paulino de Brito |
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Grupo de professores do PIBEx e alunos de Biomedicina que ajudaram no projeto |
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Palestra sobre a importância dos microorganismos ministrada pela Prof. Karla Ribeiro, coordenadora do projeto |
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Explicação sobre o "Jogo do Eschericão" |
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Dinâmica em sala de aula |
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Palestra sobre IST ministrada pela professora Lucimar Di Paula |
Na
terceira ação de extensão, a iniciativa deslocou-se até o colégio Lauro Sodré
onde foram realizadas duas palestras sobre vírus, uma prática laboratorial
sobre técnicas básicas laboratoriais, explicando a importância sobre a técnica
de Gram, e a aplicação de um jogo interativo, realizado pelos alunos de biomedicina
da UFPA, mostrando sobre os perigos das IST’s no dia-a-dia dos jovens
estudantes. Utilizando as "aparelhagens"(as festas eletrônicas comuns no estado do Pará) como elemento aproximador da realidade dos estudantes, o jogo fazia alusão a "facilidade" com que as IST's podem ser transmitidas entre os jovens na ausência de preservativo, enfatizando a importância das medidas preservativas. Um momento de descontração e aprendizado.
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Alunos do colégio durante o jogo "das aparelhegens" que fazia referência as IST's |
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Alunos do Colégio Lauro Sodré participantes da atividade |
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Prática laboratorial: aluno ao microscópio ótico observando lâminas com esfregaços(liquido microbiológico) de bactérias |
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Prática ensinando o funcionamento da técnica de Gram |
Por
fim, em sua última ação, o projeto reuniu as três escolas em um grandioso evento
de fechamento do projeto. Neste, foram reservadas quatro espaços diferentes no
Instituto de Ciências biológicas, na Universidade Federal do Pará. Cada espaço
ficaria responsável por um tipo de prática laboratorial diferente. Ao todo eram
três salas de práticas laboratoriais e no auditório ficaria a palestra que
seria administrada pelos professores do projeto. Foram realizados práticas
sobre fungos, bactérias e vírus nesta última ação. Os alunos percorriam de uma
sala a outra para observar os experimentos, micro-organimos e atividades
lúdicas. Na sala de bacteriologia, foi aplicado um jogo dinâmico utilizando a
plataforma online: o Kahoot. O jogo é um tipo de Quiz, onde as perguntas
elaboradas pelos participantes do projeto, podem ser respondidas online pelos
alunos das escolas. A ferramenta se mostrou extremamente atrativa e
motivacional aos alunos. Para se obter uma real avaliação a respeito das
atividades, a cada ação eram aplicados questionários avaliativos as ações, os
quais se mostraram muito produtivos e positivos, podendo demonstrar o sucesso
do projeto. Por fim, foi oferecido um pequeno coquetel em comemoração ao
fechamento do projeto que foi um grande sucesso.
Com
o fechamento do projeto, e os resultados dos questionários avaliativos, pode-se
comprovar a real importância de projetos de extensão tanto na formação dos
alunos da graduação, quanto na formação cidadã dos alunos que puderam
participar desta ponte para extensão além de seus conteúdos escolares.
Professores, tanto os da UFPA quanto das escolas participantes, discentes da
graduação e alunos do ensino médio puderam experimentar uma vivência de
extensão onde a construção sólida entre ensino, pesquisa e extensão mostrou-se extremamente
positiva e importante para um melhoramento da difusão do conhecimento além dos
muros da universidade.
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